CELULAR EM CASAMENTO, POSSO LEVAR?

Recentemente em uma pequena roda de conversas com alguns amigos fotógrafos e videomakers chegamos a um assunto polêmico que todos nós vivenciamos em nosso dia-a-dia, o celular em casamento. A questão divide opiniões. Alguns acham que faz parte do ambiente, afinal tem convidados que viajam meio mundo para estar ali naquele momento e querem ter uma lembrança especial, um registro próprio. Já outros detestam pois em diversos momentos o convidado bem-intencionado, mas mal posicionado pode estragar o registro do fotógrafo ou do vídeomaker. 

Veja a situação enfrentada pelo fotógrafo Joel H. Garcia durante um evento. O convidado que ao tentar registrar acabou estragando a foto do casal.

Foto: Joel H. Garcia

Hoje em dia qualquer celular, por mais simples que seja é capaz de cumprir com louvor essa tarefa, a tecnologia avançou e muito, porém é preciso ter cautela no momento de tentar fazer uma fotografia durante um casamento. Um celular mal posicionado pode atrapalhar não só os profissionais que estão ali para isso, podem até atrapalhar os próprios noivos.

Foto: Thomas Stewart

Mas como fica essa situação o convidado não pode tirar uma foto durante o casamento? Deve deixar o celular em casa? Eu creio que não, só é necessário um pouco de bom senso na hora de fotografar. Existem excelentes momentos para se tirar a foto com aquele casal especial durante a recepção e durante a festa. Também é possível registrar a entrada da noiva e a saída dos noivos, desde que se respeite o limite dos bancos, de forma discreta é claro (nunca use um tablet para isso).

O intuito aqui não é polemizar, nem criar uma discussão de fotógrafos versus convidados, muito longe disso. A fotografia faz parte dos dias de hoje, faz parte de todos nós. Queremos fotografar tudo, a todo momento, e mais importante, queremos compartilhar. Eu mesmo já tirei algumas fotos em casamento como convidado, isso não é pecado.

Mas é importante lembrar que os noivos já contrataram profissionais para isso, que trabalham em harmonia e mesmo buscando o melhor ângulo, vão sempre prezar pela discrição. É necessário que o convidado tenha cuidado, pois situações desagradáveis podem acontecer e desastres as vezes acontecem.

Todo mundo gosta de fotografar é divertido e o registro dura para vida inteira. Ter uma fotografia de um momento especial, como um casamento, nos transporta para aquele momento. É como viajar para o passado! Portanto quando for a algum casamento faça suas fotos com cautela e aproveite o casamento, é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo!

 

Texto: Daniel Gouvêa- vídeomaker na empresa Morandi Fotocinegrafia

 

Leave A Comment