Porque você deve escrever seus votos de casamento

Porque você deve escrever seus votos de casamento.

O momento mais esperado em um casamento pelos noivos são os votos. Sem dúvidas é um dos momentos mais românticos seja em uma igreja, seja em um casamento ao ar livre, não importa, este é um momento mágico!

Durante os votos um fica de frente para o outro... as mãos dadas...  aquela troca intensa de olhares... o coração batendo acelerado... e por fim as lágrimas que descem pelo rosto...  é algo lindo!

Os votos feitos em casamentos católicos tradicionais são bonitos e tem até hoje seu espaço:

" Eu, x, te recebo y, como meu marido e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe".

Embora seja tocante, muitos casais que decidem não fazer uma cerimônia religiosa e que decidem escrever seus próprios votos, adicionam uma beleza e uma aura de cumplicidade ao casal que chega a ser mágico. É tocante a forma como a declaração é feita.

O blog de casamento “aceito sim!” traz diversas dicas para quem quer criar votos de casamento que seja mais intimista. Eles recomendam que durante a escrita os noivos separem a escrita por tópicos:

Primeiro parágrafo: Citar uma parte da história dos dois

Contar como se conheceram ou mesmo uma história vivida pelos dois é muito importante. É fundamental que todos os convidados, principalmente os mais distantes, conheçam a história do casal. Não precisa ser algo longo, mas precisa ser algo pessoal. O casal deve conversar sobre quem vai contar essa parte, afinal seria estranho se os dois contassem como se conheceram, um depois do outro. Uma solução para isso seria os dois intercalarem a narrativa da história.

Segundo parágrafo: A importância dele (a) para você

É importante ser autêntico nessa parte. Dizer o que que realmente sente é a melhor forma de emocionar a pessoa amada. Evite clichês muito utilizados. Poemas ou músicas que sejam os preferidos do outro são muito bem-vindos mas em outro momento (já vamos falar dele). O improviso nessa parte é muito bem-vindo, muitas pessoas gostam de dizer o que sentem no momento, se você é uma dessas pessoas, faça!

Terceiro parágrafo: Expectativas para a vida a dois.

Falar sobre nossos sonhos é um pouco difícil, falar sobre o sonho dos dois pode ser um pouco mais complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você sentir dificuldades, pense em tudo que você quer viver e construir ao lado da pessoa amada e diga! Seja comprar uma casa, fazer aquela viajem, ou ter um montão de filhos!

Quarto parágrafo: Promessas de amor

Liberte tudo que há de mais romântico em você! Abuse de músicas, poemas, mas sobretudo, seja sincero. Deixe o romantismo fluir, não fique preso a amarras, este é o seu momento. Este é o momento de mostrar o quanto seu noivo (a) é importante para você!

É importante que os dois escrevam seus votos com antecedência, isso evita erros ou imprevistos. Os votos quando escritos com antecedência permitem que o casal esteja preparado para o grande dia e ninguém quer gaguejar durante este momento mágico.

Vejam alguns exemplos de votos escritos pelos noivos abaixo:

 

Como deve ter percebido, também é possível que os votos sejam feitos especialmente para o filme de casamento do casal, no filme de Roberta e Pedro foi assim, o casal decidiu fazer os votos, mas não na igreja, mas sim para o filme deles.

 

Leave A Comment