Quanto custa o seu trabalho?

  • Contrato fechado

Tenho visto alguns fóruns de casamento e acompanhando algumas discussões e uma pergunta é recorrente em nosso meio enquanto fotógrafos e videomakers: quanto custa o seu trabalho?

Essa pergunta é sempre fundamental na hora de escolher os profissionais que irão cobrir algum casamento, ensaio ou evento. É através dessa pergunta que o cliente decide de fato se vai ou não fechar o contrato, mas não deveria ser assim.

Vez ou outra ao recebermos pedidos de orçamento nos deparamos com a seguinte situação: poxa você cobra X dinheiros, mas sujeito tal me apresentou um pela metade do preço. O seu trabalho está muito caro! Você não faz mais barato?

Muitos profissionais do ramo se sentem ofendidos com essa situação, em parte com razão, mas não quero discorrer aqui sobre quem está certo ou quem está errado, quero falar sobre valores agregados.

  • Fotografia

Um bom profissional de eventos agrega em seu trabalho qualidades que no todo valem mais a pena do que apenas uma diferença financeira. É preciso mostrar ao cliente que você não é apenas mais um prestador de serviço, mas que você é o melhor prestador que ele já viu!

Todo trabalho traz em si o olhar, a determinação e o preparo do profissional. São anos de estudo, dedicação e claro muito talento. É necessário que o profissional apresente ao seu cliente todas essas qualidades, e ele precisa demonstrá-la durante o evento. Sempre tenho comigo em todos os eventos, toda delicadeza e cumplicidade, algo bem semelhante a amizade mesmo. Tento ser amigo dos meus clientes, não só com eles mas com todos os profissionais e fornecedores envolvidos.

  • câmera fotografica

A grande questão é que o profissional deve demonstrar que ele é uma peça importante e fundamental naquele momento tão especial, seja dando uma dica, ou tranquilizando a noiva, tudo é válido. Pode parecer bobo isso, mas conta muito na hora de receber aquela indicação para um novo contrato, o que faz toda a diferença. E digo mais, tratar o cliente com a cortesia que ele merece é o mínimo que se espera de um profissional de eventos.

A negociação faz parte de todo e qualquer negócio, o cliente quer ver alguma vantagem em contratar serviço X ao invés de contratar o outro serviço. Se mesmo após apresentar todo o seu portfólio, marcar reuniões, apresentar sua equipe, o cliente decidir não fechar com você, paciência. Quem perde ele, pois não terá em seu evento um profissional dedicado, atencioso e talentoso.

No final é como diz aquele ditado, o barato pode sair caro...

  • Fotografia

Leave A Comment